Após sobreviver à exaustiva prova de matemática e de física, você se depara com um último desafio, que está longe de ser um "Show do Milhão": a prova de conhecimentos gerais. Nesse teste, você recebe um artigo científico retirado de uma revista de renome, como a Nature, para ler e estudar sozinho por cerca de 20 minutos. O assunto do artigo é, em geral, bastante amplo e não requer conhecimento prévio. Imagine tópicos como aquecimento global, futura expedição espacial da NASA, aurora boreal, comparação do cérebro de primatas, ou até a intrigante intersecção entre ciência e esporte. Esses são exemplos de temas que você pode encontrar.
Quando o tempo se esgota, o examinador pede para que você fale sobre o artigo. Resumir o artigo, expressar sua opinião e possíveis críticas são todas demandas que serão feitas a você. Em seguida, é bem provável que você seja surpreendido com perguntas mais pessoais, do tipo “Você já leu algum livro ou viu algum filme relacionado a esse assunto?” ou “Como você acha que a ideia Y impactaria o futuro da ciência no seu país e no mundo?”.
O que parece estar em jogo aqui é a sua capacidade de sintetizar e transmitir informações, bem como exercitar um olhar crítico. Se você não está acostumado a ler artigos científicos rapidamente, uma ótima forma de treinar é selecionar alguns textos de temas variados e praticar a elaboração de um resumo rápido, identificando os pontos principais e possíveis críticas.
Agora, é importante salientar: prepare-se para um bom nível de inglês! Não apenas para expressar-se bem, mas especialmente para compreender o examinador, que pode ter um sotaque francês que, às vezes, lembra uma baguete tentando falar inglês. O examinador pode ser desde um pesquisador da École Polytechnique até um professor de francês, o que apenas adiciona uma pitada de imprevisibilidade a todo o processo.
No final das contas, o mais importante é mostrar sua capacidade de síntese e pensamento crítico de uma forma clara, demonstrando que seu repertório vai além das ciências exatas. Então respire fundo, concentre-se e, acima de tudo, lembre-se: a prova é só mais uma, e o importante é mostrar o seu melhor!