Esta avaliação é uma entrevista com seus três avaliadores (de matemática, física e conhecimentos gerais) na qual você irá discutir suas preferências acadêmicas e por quê você escolheu estudar na França, especificamente nas faculdades do IP Paris. Você será perguntado sobre o seu percurso escolar, os temas que mais te interessam e por quê você decidiu estudar na França. Prepare-se para falar bem do país e das instituições, destacando, por exemplo, a forte tradição francesa nas ciências exatas, a qualidade da infraestrutura das escolas e até a elegância do uniforme, se isso lhe atrai.
Os avaliadores certamente vão questionar você sobre os detalhes do que afirmou, então é essencial que você esteja bem informado sobre os tópicos que pretende abordar. Para essa prova, recomenda-se uma preparação prévia detalhada. Por exemplo, se você manifestou interesse em computação, prepare-se para discutir sobre Machine Learning, Big Data e Criptografia.
Além disso, você também será questionado sobre como planeja financiar seus estudos na França e se tem interesse em bolsas de estudo. Nesse momento, é uma boa oportunidade para mostrar que você pesquisou sobre bolsas como a Eiffel, Fulgence Bienvenue ou outras opções no Brasil.
Embora a entrevista possa parecer mais casual, não subestime a sua importância. Os examinadores são profissionais altamente qualificados na ciência e, se você mencionar algum projeto de pesquisa, certamente eles irão explorar aspectos técnicos do seu trabalho. Então esteja pronto para isso, lendo todos os currículos e cartas enviadas com antecedência, já que é a partir delas que as perguntas surgirão.
Mesmo que esta entrevista tenha um peso menor na nota final do concurso, ela não deve ser deixada de lado. Esta é a última chance para deixar uma boa impressão nos examinadores sobre por que você deve ser escolhido e pode fazer a diferença entre ser aceito ou não. Se você falar um pouco de francês, aproveite esta etapa para mostrar isso. Mesmo que não seja fluente, você demonstrará seu interesse genuíno em estudar na França. Lembre-se, a entrevista pode parecer menos rigorosa que as outras provas, mas na verdade é uma oportunidade valiosa para destacar suas motivações e projetos.
Gabriel Nahas - X2014
Sabrina Sartori - X2022